quarta-feira, 18 de novembro de 2015

E se o seu vizinho fosse "bipolar"?

E se o seu amigo, irmão, pai, mãe, vizinho e etc. fosse bipolar?
A ouvir Mogwai, take me somewhere nice, na rádio Sofia e Júlia.
Somos todos bipolares, porque yin e yan... Quem não é bipolar será provavelmente uma pessoa "anormal" porque ou sempre triste ou sempre contente.
A bipolaridade ou antes designada doença "maníaco-depressiva" tem uma origem genética.
Por isso, é herdada.
O transtorno bipolar é considerado uma doença mental com a sua "gravidade", mas que se, devidamente medicada, permite ao doente uma vida normal e serena.
A doença mental, apesar de cada vez mais presente nas sociedades modernas e desenvolvidas, ainda é um tabu... São discriminadas as pessoas que sofrem de doença mental, a grande parte das vezes, por uma profunda ignorância.
Os bipolares são associados a génios ou com uma inteligência superior ao normal.
E sim, temos alguns exemplos na literatura, ciência e etc.
A ouvir Quando A chuva parar de Ivete Sangalo na Rádio Sofia e Júlia.
É triste ver que a sociedade discrimina o doente mental.
Se eu tiver um cancro ou outra patologia grave dão-me atenção e carinho; se eu tiver uma depressão e for bipolar, sou discriminado; e cuidado, tenho que silenciar o assunto porque "envergonha". E dizem-me tretas como "sou preguiçoso", "tenho uma personalidade fraca e frágil", "a vida é 2 dias"... Palavras proferidas pela insensibilidade do senso comum, pela indiferença, pela discriminação, por pessoas que não tentam colocar-se no lugar do outro e por pessoas que não pesquisam sobre o assunto.
Bem o meu vizinho é bipolar e o seu coração é enorme; e a sua inteligência criativa é transbordante.
E decidiu lutar contra a discriminação, os preconceitos, a indiferença, a prepotência dos arrogantes, insensíveis, ignorantes.
A doença mental potencia o vazio de viver e a dor da alma; pior do que a dor física é a dor da alma, aquela que muitas vezes mata, culminado em suicídio.
Ajude os seus próximos se sentir doença mental por perto!

Sem comentários:

Enviar um comentário