sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O estado depressivo

- Mãe, outra vez em estado depressivo!, diz a criança de 10 anos para a mãe.
- Desleixada.
Mais parecida com um "farrapo" velho.
Deixei de me sentir, eu, linda por fora e por dentro.
Deito-me com o fato de treino, sem me lavar.
Tomar banho torna-se uma tarefa sempre adiada, árdua.
Deixo de me maquilhar, sabendo que se me arranjasse, talvez me sentisse melhor.
Não sou honesta nem comigo nem com ninguém.
Descubro traumas ainda cravados no meu coração.
E choro ao ouvir uma música daquelas que mexem com os sentimentos.
E dou graças pelas lágrimas caírem, ainda que em público,
Num café familiar.
Mas só um cliente se apercebeu.
Quanto mais a quadra natalícia e a passagem de ano se aproximam,
Mais doloroso se torna manter uma aparência de serenidade.
Amanhã a minha vida toma outro rumo.
Quantas vezes já disse isso, nos últimos tempos?
E como porcarias, que deitam todo o meu esforço em perder peso, para trás.
Era pior se não comesse, penso eu.
E amanhã é outro dia.
Ainda bem que penso num amanhã.
Ainda bem que não perdi a esperança.
E vivo um dia de cada vez, com vitórias e retrocessos na minha bipolaridade.
Sou uma bipolar, daquelas que quase só vê a cor da Depressão.
Mas consegui estabilizar e consigo percepcionar as fases onde me encontro,
E para onde posso cair, se não fizer nada.
Não faço mal a uma mosca, senão a mim mesma, injustamente,
E admito, sem querer, muitas vezes àqueles que me amam.
O meu quadro é depressivo...
Mas se estiver controlada, sou uma pessoa bem disposta e extrovertida.
Na verdade sou "ambivertida" (introvertida e extrovertida).

Elisagabriel




Sem comentários:

Enviar um comentário